"Truth is rarely pure, and never simple" - Oscar Wilde / "Não quero ter a terrível limitação de quem vive apenas do que é passível de fazer sentido. Eu não: quero é uma verdade inventada" - Clarice Lispector

Thursday, May 25, 2006

Física Quântica

E seu eu disser a você que no mundo fundamental somos todos um, se disser ainda que a realidade “lá fora” não existe, é apenas uma escolha da nossa consciência, e que nada nem ninguém, jamais, pode nos tocar. Você provavelmente diria que eu enlouqueci, ou pior, que resolvi chatear com esse papo de místicos. Pode ser que sim, exceto por uma coisa, esse papo é papo de cientista, mais especificamente, é física quântica.

Daí você pode seguir dizendo: “O que é que eles sabem, afinal?”. Tem razão, eles não sabem nada, digo, não sabem nada sobre o que acontece, assim é a ciência, só se sabe o que não é. Só se pode provar aquilo que for falso, nunca o verdadeiro, o verdadeiro se supõe. E é exatamente isto que eu estou dizendo a vocês, o que nós achamos que é sólido, que está pronto e estabelecido ali, fora de nós, não é. Os átomos são feitos praticamente de nada, vácuo, e as partículas, aparecem e desaparecem (sim, não se sabe para onde elas vão) a todo instante. As partículas nem podem ser chamadas de entidade (ou coisa, para os leigos), elas são apenas uma tendência. Já imaginou que um corpo pode ocupar dois lugares ao mesmo tempo, apenas um corpo?

Agora... já parou pra pensar nas escolhas que anda fazendo por ai? Hã?

- Eu não quero pensar em nada, não chateia.

Esta já é uma escolha, babe.

4 Comments:

Anonymous Anonymous said...

... Cara, eu realmente adoro o que você escreve... risos. Só pra constar. ;)

June 02, 2006 9:43 AM

 
Blogger Lan said...

oi dani!

fiquei feliz com a visita, volte sempre! =)

June 02, 2006 10:38 AM

 
Anonymous Anonymous said...

Bizarro... sempre estudei física quântica e só agora percebi que... os físicos, na verdade, com as ondas de tendências e sua a tônica shakespeariana de "estar ou não estar" aqui ou ali, "eis a questão", estão somente tentando explicar que... somos todos esquizofrênicos! que legal!!!! (ou as partículas que aparecem e desaparecem são, na verdade, luzes de natal!)

June 05, 2006 4:32 AM

 
Blogger Lan said...

oi ana,

não é? física quântica é o máximo! adoro! =)

bem-vinda!

June 06, 2006 7:27 PM

 

Post a Comment

<< Home