"Truth is rarely pure, and never simple" - Oscar Wilde / "Não quero ter a terrível limitação de quem vive apenas do que é passível de fazer sentido. Eu não: quero é uma verdade inventada" - Clarice Lispector

Tuesday, June 13, 2006

Entrelinhas

Alguém ai já viu uma velhinha no ônibus dizer para um rapaz realmente bonito:

- Mas você é bonito, meu filho, é sim.

Não, apenas rapazes não bonitos recebem tal elogio. Se chama anti-elogio e acompanha uma preposição adversativa, o que quer dizer que o pensamento que precede o elogio é contrário a ele. Preste atenção, se eu me sinto na obrigação de dizer a alguém que tal pessoa tem determinada qualidade, é porque não considero a pessoa capaz de percebê-la, logo não acho que tal qualidade seja assim, ãh, um destaque. Tradução: Tenho dó do indivíduo e como sou muito boazinha, quero fazer uma boa ação e deixar o desgraçado se sentindo melhor.

Confessa, você também se sente bem ao fazer esse tipo de coisa.

Pois eu vou fazer uma revelação. As pessoas não gostam disso. O que? Duvida? Acha que sempre funcionou com você? Não.

Após anos e anos de contato com os diálogos pitorescos produzidos, assim, de improviso pelos seres humanos com quem tenho encontrado, não resta a menor dúvida com respeito ao fracasso deste método de “como me fazer parecer melhor diante dos outros”. Acredite.

A coisa é que ser bonzinho não cola. Chego a sentir arrepios só de imaginar os pensamentos sombrios que rondam a mente dos bonzinhos, é macabro. Veja só, em primeiro lugar a pessoa está te dando uma opinião, sobre você mesmo no caso, sem que você tenha sequer solicitado. Pior, sem que tenha, necessariamente, interesse algum no que se passa neste determinado cérebro.

- Não seja tão dura Elaine, eu sei que no fundo você é uma boa pessoa.

Não sou. Pessoas boas me dão medo. Eu sou gente, e basta. Gosto de uns e não gosto de outros. Quer justificativa? Não dou. Se um amigo meu diz uma bobagem eu dou risada (ou um tapa na testa, é divertido), se não é amigo (nem imaginário) eu desprezo. Alguém ai perdeu a lição da professora Alminha, na sétima série, na qual ela explicava que o mundo não é justo? Não é.

Bom, eu disse lá em cima “em primeiro lugar” porque o pior ainda está por vir, sim, anime-se. O bonzinho é na verdade um canalha. Mentira, senti vontade de incluir canalha na redação. Eu ia me referir à sua arrogância. Porque raios estas pessoas imaginam que ao proferir meia dúzia de palavras fariam qualquer um se sentir melhor? Misterioso, misterioso. Fico realmente perplexa com tal ingenuidade, mas logo passa. Antes que alguém ai passe mal (tais sujeitos são bem sensíveis) eu vou incluir apenas mais um aviso, talvez o fato de você concordar ou discordar não faça diferença alguma. Então tente guardar a sua opinião para você. Se eventualmente ela sair pelas orelhas, nós vamos entender, afinal você está tentando, não está? Bom menino.

6 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Mas sabe o que eu acho interessante também? Pensar naquelas pessoas extremamente arrogantes, venenosas, que nunca fazem um comentário simpático... tipo, aquelas que são o oposto das "pessoas boas", sabe? Que realmente se esforçam para se comportar de forma estúpida... Dessas eu também tenho pena.

June 13, 2006 8:34 AM

 
Blogger Lan said...

Oi Dani,

Nossa, você tem toda a razão... pessoas que querem ter personalidade forte e acabam tendo é malísse aguda! Excelente idéia... o próximo vai em homenagem a eles. ;-)

June 13, 2006 9:33 AM

 
Anonymous Anonymous said...

mas vc escreve muito bem, lan!

ai, passei mal.

i.e.:

vc distingüe entre o elogio MAS ou qq elogio?

o elogio MAS com certeza não é elogio.

MAS... se eu simplesmente disser que vc escreve bem vc vai acreditar ou vai achar que estou sendo boazinha?

"Veja só, em primeiro lugar a pessoa está te dando uma opinião, sobre você mesmo no caso, sem que você tenha sequer solicitado. "

Isso é só pro elogio MAS ou é pra tudo?

Ou simplesmente não vale dar opinião, ou não vale fazer elogios, se não são solicitados?

June 16, 2006 1:17 PM

 
Blogger Criticador said...

Absolutamente, inigüalavelmente, extraordinariamente sensacional!
Já virou minha colunista favorita!
Já pensou em largar a econômia e a administração e ser colunista do Estadão, o jornal de quem pensa ÃO?
Beijos linda!
PS: tenho uma proposta para fazer a sua pessoa!!!

June 18, 2006 3:23 PM

 
Blogger Lan said...

oi ana! eu agradeço imensamente o seu elogio... e é assim ó: para pessoas de quem eu gosto, eu permito qq coisa, elogio, crítica, bobagens... eu só sou ruim com gente que eu não gosto! =)

oi dan... proposta? hummm... fiquei curiosa, rs... sobre ser colunista, é pra isso que eu criei o blog, pra tentar mudar de profissão... hehehehehe.

beijos a todos!

June 19, 2006 5:25 PM

 
Blogger Criticador said...

Então! Quer escrever sobre cinema no meu blog? Se quiser me avisa que daí eu te adiciono como membro do meu blog!
Que você acha? Sempre gosto da maneira como você vê os filmes!

Well, me responda!
Beijos!

June 19, 2006 8:19 PM

 

Post a Comment

<< Home