"Truth is rarely pure, and never simple" - Oscar Wilde / "Não quero ter a terrível limitação de quem vive apenas do que é passível de fazer sentido. Eu não: quero é uma verdade inventada" - Clarice Lispector

Thursday, August 02, 2007

O mérito da sorte

Papel e caneta em mãos e idéia na cabeça quando ouço uma daquelas frases-arte: "O mais importante não é o amor, mas a gentileza." Todo o resto ficou tão distante, pena não poder me deter sobre a frase por estar em fase de êxtase, talvez mais tarde.

Divago. Vim aqui para dizer coisas sobre a sorte, mas comecemos pelo mérito. Eu considero o mérito uma coisa muito engraçada. Vejam só, se o fulano ganha rios de dinheiro porque calhou de nascer em berço esplêndido ele não tem mérito e representa inclusive as mais cruéis das injustiças da vida. Já cicrano, se faz fortuna por ser um gênio da informática, estamos satisfeitos como se este fosse diferente do outro. Não é. Nunca. Pois se o sujeito nasce gênio, ou bom da perna, isso é sorte tão grande quanto nascer rico, ou maior, pois dinheiro é coisa que se perde com facilidade.

E por favor, não me venha falar de esforço. O esforço que o gênio da música faz para compor é o mesmo que eu emprego em álgebra trivial, seria esforço ainda maior para ele não fazê-lo.

Então como explicar a injustiça do mundo? Eu respondo: sorte. A sorte é coisa das mais preciosas, todo o resto é bobagem. Há os que têm sorte e os que não têm e isso é tudo. Aí está toda a injustiça que se pode encontrar, e assim foram construídas todas as religiões, no intuito de explicar esta sorte, até mesmo de criar regras para ver se ela resolve segui-las. Mas ela não segue.

3 Comments:

Blogger Prometeu Acorrentado said...

Puxa rapaz, eu me considero uma pessoa de sorte. Você não?

August 04, 2007 10:54 PM

 
Anonymous Anonymous said...

Mas e se você se mata de trabalhar a vida inteira, e 90% do q seu trabalho gera fica na mão de quem te contrata? Isso é má sorte?
Eu já acho q as injustiças do mundo não são apenas questão de sorte.

May 10, 2008 12:12 PM

 
Blogger Lan said...

Dan, que saudades! Bom tê-lo por aqui viu... Beijo.

May 23, 2008 10:26 AM

 

Post a Comment

<< Home