"Truth is rarely pure, and never simple" - Oscar Wilde / "Não quero ter a terrível limitação de quem vive apenas do que é passível de fazer sentido. Eu não: quero é uma verdade inventada" - Clarice Lispector

Friday, January 30, 2009

Julgamento

Nesta última semana eu participei de umas três ou quatro conversas em que foi citado o argumento "você está julgando". Eu pasmo. Pasmo e digo enfática ser bastante claro que eu estou mesmo fazendo um julgamento tamanha a obviedade da observação. Mas aqui isso parece ser incomum e até motivo de repreensão. Não julgueis, dizem. Quem pensa, julga. Imparcialidade é utopia. Não dá para ser imparcial, pelo menos não implicitamente, assim como não dá para ser duas pessoas ao mesmo tempo. Se eu tenho uma opinião sobre uma coisa, eu julgo. Tomei uma decisão? Julguei. Olhei sob determinado ponto de vista? Bingo.

O que me leva a elocubrar sobre o preconceito que reina sobre esse verbo tão inofensivo. Julgar lembra juiz que lembra condenação. O que as pessoas devem temer é a condenação. Mas quem inocenta também julga. Entretanto, ok, eu aceito, as pessoas tendem a trocar as palavras condenação por julgamento. Sendo assim, a partir de agora, estaremos falando de condenação.

Por que condenar a condenação? Porque ninguém tem direito de julgar ninguém. Mentira, o júri tem direito constitucional de julgar um suspeito infrator. E de condenar. E aplicar pena. Nós não temos o direito individualmente de condenar alguém e aplicar uma pena, o que seria uma agressão, e eu também sou contra agressões. Agora, ter opiniões sobre as coisas, achar que aquilo estava errado e que aquilo outro estava certo, sem que isso implique em se meter na vida alheia quando não chamado, o que vem a ser uma malisse indesculpável, isso sim, todos temos direito e eu diria mais, dever. Temos um cérebro, nada melhor que usá-lo, exercitá-lo, um dia tenho uma opinião, no dia seguinte ela muda, pensar é bom. Fazer julgamentos garante a sobrevivência da espécie, deixar de fazê-lo é criminoso. Interferir na vida de terceiros com base em opiniões pessoais, principalmente sem ser convidado a fazê-lo, isso sim é condenável e sempre será. Viu, acabei de fazer um julgamento com o qual você concordou. Esse pode?

4 Comments:

Anonymous Anonymous said...

por falar em julgamento.. hehehe
desculpe a "formalidade". queria responder o coment que vc deixou no meu blog, mas realmente não estava com cabeça no dia.

ei, que bom que vc voltou a escrever mais!!!

bjo

February 01, 2009 4:04 PM

 
Blogger Lan said...

oi Panda, eu te julgo mas eu te amo ainda mais. :D

February 02, 2009 1:26 AM

 
Blogger ana waksberg said...

rs
vc devia tb distinguir suas conversas, os contextos, e entender o... sarcasmo.
;)

February 02, 2009 11:44 AM

 
Blogger Felipe Andueza said...

uaua total
é verdade, temos medo de sermos condenados. Por quê? acho que não sabemos bem por que fazemos o que fazemos. insegurança?
provavelmente quem te disse isso é uma pessoa insegura do que anda fazendo ultimamente... ;-)
mas só para não perder o tom... vc se sentiu não só julgada, mas condenada e acabou condenando o seu algoz uaua... por julgar!!!

February 05, 2009 8:15 AM

 

Post a Comment

<< Home