"Truth is rarely pure, and never simple" - Oscar Wilde / "Não quero ter a terrível limitação de quem vive apenas do que é passível de fazer sentido. Eu não: quero é uma verdade inventada" - Clarice Lispector

Monday, February 02, 2009

Compreender

Hoje eu ouvi de uma pessoa que eu amo muito uma coisa que mudou a minha vida para sempre, tá, a vida sempre muda, a todo o momento, mas você entendeu. O caso é que eu tinha para mim que a compreensão é razão direta da fecilidade, quanto mais você é capaz de compreender as pessoas, as coisas, o mundo enfim, maior sua capacidade de se sentir feliz. E nisto se baseava toda a minha existência.

E então eu ouço "Tem coisa que eu simplesmente não quero compreender, porque compreendê-las me machucaria ainda mais."

Oi?

Compreender alguma coisa pode ser pior? Sim, pode. Acreditar numa injustiça ao menos te proporciona um objeto de ódio, a sua existência pode ser dedicada a eliminação das injustiças. Mas e se o que te aconteceu não foi uma injustiça e simplesmente um fato da vida? E se as coisas forem justamente assim? E se a falta de amor fizer parte de tudo isso?

É, tem coisas que eu também prefiro não compreender.

3 Comments:

Blogger Felipe Andueza said...

ouch!
a gé me contou dessa conversa e eu fiquei umas horas pensando...
...
isso muda tudo
mas eu tb não quero acreditar

February 05, 2009 8:10 AM

 
Anonymous Anonymous said...

Tá, Lan... eu sei que a gente já falou sobre isso, mas eu tinha que comentar..

Na minha opinião, na verdade vc normalmente só "prefere não compreender" quando na verdade, vc JÁ COMPREENDEU... e sabe que a conclusão te machuca. Compreender só pode ser pior se vc já compreendeu, e enfim... sabe do que está falando.

A mais vaga dúvida de qual seria a conclusão sobre qualquer assunto que vc tenha (ou não) que compreender já faz com que seja melhor compreender... tipo... e se não for nada do que vc tá pensando? Got it?

Luv ya!

February 05, 2009 2:36 PM

 
Anonymous Anonymous said...

hey, compreender não implica, de forma alguma, aceitar. Compreender ajuda a ser feliz por que clareia, situa. Quando a gente compreende, sabe o que tem nas mãos, o que está ao alcance. Mas não é um verbo lindo de se conjugar, pode ser terrível também. E tem coisas que a gente compreende, mas não aceita. E é aí que a vida muda, não?

Saudades de conversar com vc...

February 07, 2009 6:25 PM

 

Post a Comment

<< Home