"Truth is rarely pure, and never simple" - Oscar Wilde / "Não quero ter a terrível limitação de quem vive apenas do que é passível de fazer sentido. Eu não: quero é uma verdade inventada" - Clarice Lispector

Thursday, July 02, 2009

Invasão de Privacidade

As relações estabelecidas entre as pessoas, sejam elas de quaisquer natureza, desde que consensuais, são relações que compreendem espaços comuns e compartilhados, e espaços privados. A cada um é garantida a liberdade para decidir, por livre e espontânea vontade, quais são os espaços que devem ser preservados. Esta é a noção básica que possibilita a construção de qualquer intimidade ou amor. Existem limites que precisam ser respeitados. A invasão de privacidade é a maior agressão que pode ser sofrida por alguém que confia ou confiou, um dia, algum espaço de sua vida a outra pessoa. Pois com estranhos a nossa guarda está erguida, sempre. É como se a nossa escolha, a nossa decisão por não compartilhar determinado pensamento nos fosse tirada, e contra a nossa vontade, violentamente, isso nos fosse tomado, roubado de maneira vil.

Existem várias maneiras de se invadir o espaço privado de alguém, inclusive fisicamente, mas uma das mais perversas é a invasão da correspondência alheia, que vem a ser inclusive um crime previsto em lei. Indevidamente alguém obtém acesso a conversas particulares e atribui a elas qualquer tom, contexto, significado, transitoriedade que desejar. Mas o crime pode ser pior, existe além da invasão a divulgação de tais informações a terceiros. É hediondo. Absolutamente nenhuma pessoa tem o direito de saber o conteúdo de uma conversa entre duas pessoas sem o seu devido consentimento. Muito menos de questionar o que quer que seja sobre isso. É o cúmulo do falso moralismo se julgar impune em tal prova. Se alguém se colocar nesta posição então que abra seu próprio espaço privado e divulgue publicamente sua própria correspondência e então, só então, comece a questionar. O grande horror que sentimos com relação a uma ditadura vem desse aviltamento que é a invasão dos nossos pensamentos contra a nossa vontade. Este tipo de comportamente degrada a liberdade básica e individual de cada um e impossibilita qualquer relacionamento. Não há nada pior do que ser privado da própria liberdade. Nada.

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

é, creio que tenha sido a maior violência da qual eu já fui vítima em TODA A MINHA VIDA. E garanto que não foram poucas as violências que já sofri.

Mais uma vez, vc é foda.

July 02, 2009 9:37 PM

 
Blogger Patricia said...

Fiquei aqui me imaginando nesta situação (pois acho que todo mundo pode). Invadir a correspondência alheia é a angústia em seu estado completamente cru. Você sabe seu limite, mas não se importa, você flexibiliza seus valores para poder se acalmar um pouco. Para poder acalmar esta sensação a princípio desesperadora que consiste em descobrir que, no fundo, estamos sozinhos, por mais cercados de pessoas e relacionamentos, estamos sozinhos. A vida acontece para você e só você pode lidar com isto. A vida não é justa, não tem ninguém pra te salvar, etc etc. Quando a gente cresce a gente a liga os pontos e percebe que esses convencionalismos são conversas pra boi dormir. E aí a gente tem que ir buscar nosso jeito de viver bem. Violar a correspondência alheia é querer, à força, arrancar alguma coisa de alguém para acalmar esta angústia. Tentar trocar a angústia pela raiva, tentar agir como forma de preencher este espaço. É profundamente humano e profundamente triste.

July 03, 2009 1:27 PM

 

Post a Comment

<< Home