"Truth is rarely pure, and never simple" - Oscar Wilde / "Não quero ter a terrível limitação de quem vive apenas do que é passível de fazer sentido. Eu não: quero é uma verdade inventada" - Clarice Lispector

Sunday, October 08, 2006

Conhecedor de Gente

Voce ja ouviu falar em MBA? Eu explico. Eh um curso de pos-graduacao bem caro, perai, beeeem caro (nao, no Brasil nao tem MBA, voces ja vao entender), super concorrido e dificil de entrar, que nao serve para aprender coisas, serve para arrumar emprego, dos que pagam bem, perai, beeeem (nao tem desses no Brasil). Se voce esta imaginando um longo processo seletivo de dois anos com dinamicas em grupo diarias voce acertou, eh assim mesmo. Nestes cursos as pessoas aprendem (em algum livro de auto-ajuda que eu ainda nao descobri o nome) que quanto mais gente voce conhece, mais perto estara do seu tao sonhado emprego, fama, fortuna. Dai voce pisa na faculdade e pronto, como vai, muito prazer, meu nome eh Elaine. Eu honestamente acredito que nos, seres humanos, temos uma capacidade maxima de armazenamento de novos conhecidos, digamos, por semana. Se voce tentar ultrapassar esta capacidade nao vai lembrar de nome, situacao, nem mesmo da cara do sujeito. Ou sou so eu que nao lembro? O que me incomoda nao eh nem o fato da memoria falha me obrigar a sair por ai como uma louca dizendo oi pra todo mundo. A questao eh: eu nao quero conhecer gente por obrigacao! Perde toda a graca do negocio. Cade o flerte, a descoberta de afinidades, o REAL interesse por outro ser humano? Agora, imagina so a profissao de conhecedor de gente.

- O que voce faz?

- Saio por ai conhecendo gente o dia inteiro. Tenho que fazer 20 por dia.

Ta, nao parece tao mal, se me pagassem bem eu faria isso, mas voce nao iria passar o seu dia num MBA se trabalhasse com isso, ia? Nem eu. Eh regra, se a pessoa esta querendo arrumar emprego, ela nao vai ser ela mesma, nem que se esforce pra isso. Chama mecanismo "vou tentar parecer melhor". E tem coisa mais chata do que conhecer gente que quer parecer melhor do que eh? Bom, se pelo menos eles conseguissem. Nao que eles sejam maus, isso ate seria interessante, eh so que eu prefiro gente de verdade.

2 Comments:

Blogger Lan said...

Necessidade de que? De fazer uma pesquisa demografica? ;D

October 25, 2006 7:58 AM

 
Anonymous Anonymous said...

olha náo sei por semana, mas numa noite regada a cerveja e música boa sou capaz de fazer amigos para uma quinzena inteirinhaaaa...

October 30, 2006 5:13 PM

 

Post a Comment

<< Home