"Truth is rarely pure, and never simple" - Oscar Wilde / "Não quero ter a terrível limitação de quem vive apenas do que é passível de fazer sentido. Eu não: quero é uma verdade inventada" - Clarice Lispector

Wednesday, October 25, 2006

Justificativas

Eu me considero uma pessoa extremamente paciente. Eh serio, daquelas que assoviam na rua (eu faria isso se soubesse assoviar), observam passaros (tah, isso eu tambem nao faco, mas voces entenderam). Agora, se tem uma coisa que me tira completamente do serio (ou melhor, do alegre), sao justificativas. Eu ODEIO justificativas, tanto quanto dor de dente e filmes de cowboy. Eu simplesmente nao entendo qual eh o ponto. Todo mundo ai concorda que os fins nao justificam os meios, certo? Entao qual eh a parte do "nao justificam" que voces nao entenderam? A justificativa nao eh uma borracha magica que apaga o passado, muito menos as suas consequencias. E nao, uma justificativa nao faz ninguem se sentir melhor. Simplesmente nao cola! Entao, por favor sim, nao se justifique. A nao ser que voce queira que o seu interlocutor durma ou te de um tapa. Digamos que voce va ao Mc Donald's, compre um lanche e depois descubra que eles estao sem mostarda (baseado em fatos reais). Muito educadamente o gerente vem ate voce para explicar que eles estao com problemas com o entregador. Imediatamente voce perde a vontade de comer mostarda e se sente feliz com o seu lanche sem graca. Quem cai nessa? Brigas de namorados entao sao as situacoes de maior incidencia de justificativas.

- Ma, voce nao liga mais para mim, faz mais de um mes que voce nao me leva para comer uma pizza.

- Eh que eu ando muito ocupado no escritorio, meu bem.

- Ah, sim, agora estou me sentindo muito mais amada e feliz.

Eu estou considerando seriamente me candidatar a um cargo qualquer no legislativo para defender um projeto de lei que proiba justificativas. Quem fosse pego se justificando seria preso, sem direito a fianca, e seria submetido a sessoes diarias de justificativas de porque ele havia sido preso. Seu professor disse que nao trouxe as provas corrigidas porque teve uma reuniao importante na noite passada? Chama a policia. Estao achando exagero? O mundo seria muito melhor sem justificativas, mais honesto pelo menos, sem estes pequenos obstaculos onde as pessoas procuram se esconder sempre que fazem alguma coisa que nao era esperada pelo outro. Pensa bem, toda vez que voce resolve abrir seu corazaozinho para apontar um erro alheio que tenha lhe causado mau estar, com o intuito de que (com muito otimismo) este erro nao se repita no futuro, pronto, seu plano vai por agua abaixo porque tudo o que o fulano consegue fazer eh uma lista de justificativas de a) porque este nao eh um erro, b) quais foram as circunstancias que o levaram a tal atitude e c) como ele esta cheio de problemas e nao tem tempo para isso. Oh My God!!! Qual eh o problema das pessoas? Por um acaso alguem aqui tem o poder de voltar ao passado? Nao. Portanto quando voce resolve se abrir e falar sobre algum fato do passado, talvez voce esteja querendo evitar a sua replicacao no futuro. Este conceito eh tao avancado assim? Ja consigo pressentir uma comocao geral, panico nas ruas: "Tudo esta perdido, o que faremos sem as nossas justificativas"? Hummm, deixa eu ver... ouvir? Isso sim seria brilhante. Perai, tem mais... pedir desculpas? Dizer que sente muito? E se voce realmente estiver preparado para o nivel mais avancado (caso contrario pode ser perigoso), pode inclusive arriscar um "Eu vou tentar fazer melhor da proxima vez". UAU! Viram? Uma vez eliminadas as justificativas do mundo, tudo fica mais facil, eu chego ate a sentir uma leve brisa quente no ar... como queriamos demonstrar!

2 Comments:

Blogger Criticador said...

Não querendo me justificar, mas... hehehe!!!
Feliz aniversário, meu amor! Espero que você estejas bem e que comemore seu aniversário com muita alegria. Que hoje a vida lhe provenha muitas felicidades e conquistas para esse ano que está começando pra você!
Um beijo grande! Ainda bem que eu lembrei, senão ía ter que ficar me justificando por ter esquecido... :P

October 25, 2006 10:37 AM

 
Blogger Lan said...

Muito Obrigada, Dan! :D

October 31, 2006 8:50 AM

 

Post a Comment

<< Home