"Truth is rarely pure, and never simple" - Oscar Wilde / "Não quero ter a terrível limitação de quem vive apenas do que é passível de fazer sentido. Eu não: quero é uma verdade inventada" - Clarice Lispector

Thursday, March 15, 2007

Bom senso

Não é de hoje que vira e mexe sou obrigada a escutar em alguma conversa que fulano ou sicrano não tem bom senso. Daí eu sempre fico tímida em admitir que também a mim nunca entregaram esse manual, deve ter extraviado nos Correios. Além disso, coincidência ou não, eu sempre observei que as pessoas que adoram falar do bom senso alheio, ou acusar a falta dele, são justamente aquelas pessoas que acreditam conhecer a verdade. Bom, mas esta é a minha opinião e pode ser que eu tenha um senso bem ruim. Ou não tenha senso at all.

O caso é que não existe bom senso, assim, como uma entidade que pode ser evocada sempre que alguém considerar que alguém agiu mal. Primeiro porque dizer que o senso de alguém é bom ou mau já é um julgamento de valor e julgamento é sempre subjetivo. Agora, querer dizer que houve uma assembléia onde seres humanos e quem mais lhe aprouver discutiram sobre algumas regras básicas de conduta e, chegando a um consenso, escreveram um conjunto de parágrafos que resolveram apelidar de bom senso, bom, daí já é uma viagem tão alucinante que eu até chego a achar legal.

E o que é um senso bom então? É tomar uma decisão levando em consideração as suas conseqüências? É se preocupar com o outro? Consigo mesmo? Tudo ao mesmo tempo? Não cometer erros? Ai, alguém chama ai o super homem e a mulher maravilha pra mim, por favor.

Claro que existem algumas questões onde o grau de consenso é maior, como por exemplo matar alguém, a grande maioria acredita que matar alguém é uma coisa ruim. Mas em geral a coisa não é assim tão simplória. E se você não concorda com alguém não quer dizer que necessariamente aquela pessoa esteja errada, nem você.

E quer saber, eu prefiro que se aja de acordo com o que se sente. Ai, que gente reprimida. Não pode isso, não deve aquilo. Faz logo o que você está morrendo de vontade de fazer, mas tem medo porque todo mundo vai achar que você está errado. Ah, e daí. Eles também erram viu. E daí se todo mundo aceitar chamar de bom senso agir assim, eu topo ter bom senso e criticar a falta dele em todo mundo. Caso contrário, não.

O que me assusta quando alguém machuca outra pessoa não é exatamente o ato em si, mas é o fato desta pessoa não ter machucado a si mesma com isso. É, a falta de compaixão. Se bem que tem muita gente que passa uma vida machucando a si mesmo... Mas este já é outro assunto.

3 Comments:

Blogger ana waksberg said...

Você já morou em quantas repúblicas, Lan? :)

O bom senso é exatamente a linha de interação dos julgamentos, subjetivos, claro, de cada um.O bom senso é acreditar que essa linha-móvel existe, para todas as partes "contratantes"!

E ele existe sim. É o saco de coisas que a gente não consegue definir que faz com que as pessoas convivam. De uma forma ou de outra. Talvez qdo vc escrever sobre denomições de "coisas", como "bom senso", o melhor não seria separá-lo em funcções, em definições. Tem coisas meio abstratas demais, não? Vira meio punheta mental... Defina aí "amor". "Saudade"? Mas existem, não existem? Hmmmm....

ªE o que é um senso bom então? É tomar uma decisão levando em consideração as suas conseqüências? É se preocupar com o outro? Consigo mesmo? Tudo ao mesmo tempo? Não cometer erros? Ai, alguém chama ai o super homem e a mulher maravilha pra mim, por favor."

Imagina, Lan. Este é todo o desafio do ser humano de viver com outras pessoas! Gente, é um mega desafio juntar tudo isso. Mas, claro, a gente tem que aceitar o erro constante, ou o erro do outro que não é o seu, ou o seu que não é o do outro, ou aquele erro que existe mas na verdade não existe pra ninguém. É essa a diversão. Ou, quando não é mais diversão, ou quando o outro não tá mais a fim de descobrir onde tá a linha, daí a gente já desistiu, né? Assim como com "amor".

March 16, 2007 7:10 AM

 
Blogger Lan said...

Oi ana,

Obrigada pelo comentário! Eu fico tão feliz quando quem lê o blog se dispõe a vir até aqui deixar sua opinião, que eu queria incentivar as pessoas a fazer o mesmo, escrevam, escrevam... =)

Beijo.

March 16, 2007 11:41 AM

 
Blogger Unknown said...

Nossa, caí pra trás com esse seu texto, exatamente pq ontem eu tive essa mesma viagem!!!! Num exemplo bem banal, eu tive uma crise absurda de bom senso, e isso quase me matou!!!! Precisamos nos ver logo pq preciso trocar mais idéias com vc.... hehehe!
saudades!!!
beijao

March 18, 2007 3:36 PM

 

Post a Comment

<< Home