"Truth is rarely pure, and never simple" - Oscar Wilde / "Não quero ter a terrível limitação de quem vive apenas do que é passível de fazer sentido. Eu não: quero é uma verdade inventada" - Clarice Lispector

Wednesday, March 14, 2007

Ser bobo

Todos já viveram ao menos uma vez que seja aquele momento em que a gente acorda de um sonho sem que estivesse dormindo. É como se estivéssemos caminhando tranquilamente por um parque pela manhã num dia de sol quando de uma hora para outra alguém nos alerta, num susto, sobre a impossibilidade de prosseguir, em seguida olhamos para baixo e percebemos haver um faixa fina na altura da cintura, quase transparente, servindo de barreira, sobre a qual todos tinham conhecimento menos nós mesmos. Nós estávamos lá, serelepes, quase felizes, acreditando ser possível, quando de repente, aquele olhar duro e cínico, ou então uma palavra fria e cortante, e pronto, deixamos um pedaço da gente pra trás, morremos um pouco. Será que se não tivessem nos avisado sobre a faixa ela ainda estaria lá? Talvez nós estivéssemos mesmo enganados. Talvez vivendo uma ilusão que algum bem feitor se propôs a desfazer. Mas quem é que pode saber o que vem a ser ilusão se a própria realidade é relativa? E depois, preste atenção, estávamos quase felizes lembram-se? E agora?

Não entendo o motivo pelo qual alguém deveria deixar de acreditar em alguma coisa. A não ser que seja para passar a acreditar em outra melhor, mais grandiosa e lúdica. A falta de sonhos desproporcionais e improváveis é doença das mais graves. Vangloriam-se por saber que papai noel não existe, quem me dera não tivessem me contado. Eu quero acreditar em tudo. Quando deixo de acreditar, nestes raros e inesquecíveis momentos da vida da gente, deixo um pouco também de ser.

E há quem chame isso de esperteza, de aprendizado, pois eu quero é ser boba. Não há nada mais admirável em um ser humano do que ser bobo. Não, não estou me referindo a idiotice ou então a ignorância. Ser bobo é ser quase Deus.

3 Comments:

Blogger Dennis Hyde said...

Caramba, você tá se superando! Quando é o lançamento do livro?

March 15, 2007 5:16 PM

 
Blogger ana waksberg said...

Eu não sou mais boba. Já era... agora é a hora do circo.

March 16, 2007 7:12 AM

 
Blogger Agnes said...

Lan,
Faltam poucos dias pro Coelhinho da Páscoa chegar!!!!
Vc já mandou sua cartinha pedindo seus ovos?
Eu quero um cor de rosa esse ano!!!

March 25, 2007 7:06 PM

 

Post a Comment

<< Home