"Truth is rarely pure, and never simple" - Oscar Wilde / "Não quero ter a terrível limitação de quem vive apenas do que é passível de fazer sentido. Eu não: quero é uma verdade inventada" - Clarice Lispector

Saturday, April 21, 2007

A Ignorância Perdeu a Humildade

O que me transtorna não é a ignorância, a ignorância humilde é até muito tocante. O triste é notar que a idiotice no Brasil tem se tornado cada vez mais altiva. Eu acho possível que algum desinformado não consiga entender que o crescimento do PIB de um país é essencial para a vida de todos melhorar. Sim, meu bem, de todos. Eu até tenho um esquema bem didático e conciso para quem já se perdeu: imagine que você faz parte de uma família formada por duas pessoas, vamos chamar esta família de Brasil, digamos que a pessoa A ganhe uma renda 10 vezes maior que a pessoa B. A soma da renda dessas duas pessoas chama PIB. Se a gente aumentar o PIB tanto a pessoa A quanto a pessoa B se beneficiam e passam a ganhar mais, caso a desigualdade entre as rendas não se altere. Mas deixemos os conceitos econômicos de lado, há quem não acredite em PIB, há quem não acredite. O problema do Brasil é que as pessoas não querem pensar em PIB, as pessoas querem ser boas. Somos um país de missionários, todos loucos para distribuir sopa embaixo do viaduto. E isto é o mais longe que a nossa imaginação consegue chegar em termos de contribuição social. Se não dá sopa, não faz nada e é uma vergonha nacional. E não pense que eu estou me referindo ao povo não, estou falando de pessoas que tiveram acesso ao mais alto nível de educação do país, ou ainda, que são a educação, dão aula, vejam só vocês, em universidades. Falta humildade aos idiotas brasileiros, que os façam trabalhar com as mãos ou fazerem voto de silêncio. Entretanto, neste lugar, ninguém se interessa pelo resultado, quiçá um resultado assim, geral. Isto seria uma heresia, um pensamento tacanho frente ao guri de Piraporinha que ainda morre de berne. Vamos salvar as crianças do berne no Brasil, e vamos todos fazer isso pessoalmente, uma bobagem falar de economia enquanto tanta gente passa fome no Nordeste. E assim caminhamos, preocupados em confortar a nossa própria consciência, sentados em botecos finos enchendo a pança de cerveja Premium, arrotando soberba e nos sentindo mui cidadãos, cidadãos de coração bão.

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

De modo geral, pensar em crescimento de PIB pode ser bom, eu até concordo.
Mas não acho NEM um pouco ignorante acreditar que isso não adianta tanto quanto parece a primeira vista, mesmo se desiguladade não mudar. Há muitas outras coisas implicadas na "loucura" para se crescer o PIB.

Então vamos falar de economia, pra dar exemplos. Eu não acho que todos não somente preocupados com PIB são arrogantes ou ignorantes... quem se preocupa com uma coisa só talvez o seja, e isso é válido para todos os lados... Mas acredito que existem outras questões, bem sérias, no mesmo nível de crescimento de PIB.

Nicholas Georgescu-Roegen, dos primórdios da economia evolucionária e aplicação da segunda lei da termodinâmica em ecomia...
http://cepa.newschool.edu/het/profiles/georgescu.htm

Economia da Felicidade
http://www.puaf.umd.edu/ecolecon/details/fall2006/graham_
sep22/happydevelopmentWBRO.pdf

http://web.missouri.edu/~ikerdj/papers/SFTHappiness.htm

April 21, 2007 1:22 PM

 
Blogger Lan said...

boa ana, concordo com você, o crescimento do PIB é importante mas não é tudo, antes fosse assim tão simples... além disso dizer que x é importante não implica em dizer que x e apenas x é importante. eu, por exemplo, acho dormir super importante, mas não dedico toda a minha vida a isso.

April 21, 2007 2:34 PM

 

Post a Comment

<< Home