"Truth is rarely pure, and never simple" - Oscar Wilde / "Não quero ter a terrível limitação de quem vive apenas do que é passível de fazer sentido. Eu não: quero é uma verdade inventada" - Clarice Lispector

Thursday, August 25, 2011

Diferenças de Pensamento

Por que será que é tão difícil conviver com as diferenças? E eu não me refiro apenas às diferenças óbvias de raça, religião ou orientação sexual. Há uma intolerância crescente com relação às diferenças de atitude e pensamento. O espaço para a discussão é reservado aos sem educação ou hostis e não é valorizado. "Não gostou do que eu escrevi, não me segue". E eu me pergunto, por que? Desde pequenos nós procuramos nos unir aos nossos semelhantes numa tentativa de nos sentirmos seguros e certos. Um pensamento antagônico seria suficiente para destruir toda a minha certeza ou ainda, a minha ideia de ser uma boa pessoa. Ficou muito claro isso no recente caso da Zara, que foi denunciada num programa de televisão, pelo ministério do trabalho, por utilizar trabalho escravo. Muitas pessoas, inteligentes e esclarecidas, correram em defesa da Zara alegando que outras empresas faziam igual e além do mais, que o problema seria do governo. Eu discordo, mas entendo quem pensa assim, como se nada tivesse jeito mesmo e tivéssemos que nos conformar, é triste mas eu entendo. O que eu não entendo são as pessoas vigorosamente criticando quem decidisse deixar de comprar na Zara por causa disso. Minha teoria é: se há alguém disposto a tomar uma atitude concreta em sua vida com o objetivo de melhorar o mundo, como por exemplo não comprar na Zara, isso faz com que todas as outras se sintam mal com as suas próprias atitudes, e a única saída para salvar sua auto imagem seria desqualificar o outro. Se aquele que deixa de comprar na Zara for tido como hipócrita, ou incoerente, ignorante, extremista, então eu sigo a viver em paz comigo mesmo. Não precisa ser assim. Cada um faz o que pode, o que acredita ser certo, quando alguém resolve fazer alguma coisa para mudar o mundo, isso deve ser comemorado e não fazer com que nos sintamos piores. Isso não é uma disputa para ver quem alcança Gandhi, somos só eu e você fazendo o melhor que podemos.

2 Comments:

Blogger Danilo said...

nossa Lan, eu tava comentando isso com uma amiga onte mesmo. esse costume que as pessoas estão tendo de não-respeito à ideias divergentes é muito assustador. a preguiça de lidar com essa diversidade, de abrir a cabeça para o outro e a vontade aprender os milhares pontos de vista que existem tá sumindo! onde vamos parar?

August 25, 2011 11:35 AM

 
Blogger ana waksberg said...

eu não comprei na zara porque as coisas tavam feinhas e com a costura ruim. luigi bertolli rocks.

August 25, 2011 1:57 PM

 

Post a Comment

Links to this post:

Create a Link

<< Home