"Truth is rarely pure, and never simple" - Oscar Wilde / "Não quero ter a terrível limitação de quem vive apenas do que é passível de fazer sentido. Eu não: quero é uma verdade inventada" - Clarice Lispector

Sunday, April 22, 2007

Tarantino, Seinfeld e ex-amigo.

Eu estava pronta para escrever sobre a amizade quando ao invés disso fui assistir O Albergue, só porque é Tarantino. Agora é isso, vou ter que comentar o filme antes de qualquer coisa. Claro que eu esperava sangue e similares hilaridades, entretanto a maneira como o resto do mundo (leia-se: mundo menos estados unidos) é tratado é tão caricata que ainda que este tenha sido um recurso proposital do seu autor e diretor, não gostei. Tudo bem insistir em colocar o americano idiota que trata o mundo como um puteiro ser enganado e acabar salvando o mundo, só faça isso longe do meu DVD, por gentileza.

Pronto, podemos seguir em frente, ufa. E eu ai dizendo... ah, sim, a amizade. O que é a amizade senão uma relação entre duas pessoas que se querem bem? Há beleza maior? Pois bem, exatamente por isso é esperado que um amigo minta. Inimigos não, estes estão prontos para dizer a verdade nua e crua, e justo aquela verdade que machuca mais e que se fosse esquecida não faria mal a ninguém. Alguns dirão que existem verdades que fazem bem à pessoa num segundo momento, depois do choque, da dor. Eu tenho as minhas dúvidas, mas digamos que sim, que se o seu amigo insiste na carreira de cantor depois da sua desafinação ter sobrevivido a cinco anos de aulas ininterruptas, talvez caiba a você ser o salvador da pátria e avisá-lo do desastre, com o constrangimento de quem alerta alguém sobre um pedaço de alface no dente. Ainda assim, tanta gente é feliz e faz rios de dinheiro sendo desafinado, pense bem, pense bem. A mentira é muito injustiçada. O que deve prevalecer entre amigos é o bem querer, mútuo. É nítido, qualquer um percebe em um discurso qualquer quando o outro teve a intenção de machucar, ou então quando houve falta de compromisso com os seus sentimentos na confidência de alguma informação que caso fosse omitida, nada alteraria no prosseguimento dos fatos. Aos amigos conferimos o poder de nos fazer mal, esta é a grande prova de amizade. Alguns são fiéis e jamais fazem uso de tal poder, ainda que estejam em um estado de espírito muito deteriorado, e então a amizade multiplica-se e prospera. Entretanto, alguns se distraem e usam mal as palavras, e é por isso que eu acredito em ex-amigo. Alguns esquecem que tal poder dedicado ao amigo pode ser confiscado em nome de nossa própria sobrevivência, já diria Jerry Seinfeld, um sábio. Basta que em uma noite de lua cheia, em que não esteja chovendo, você vá ao mar e assim que... tá, mentira, é só decidir assim e pronto. Ai, viver é fácil né? Que coisa.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home